Thursday, December 01, 2005


"MOMENTO FLASHBACK" (Volume 4)

Semana passada comprei em DVD um dos filmes que mais me deixou fascinado com o cinema..."O expresso da Meia-Noite" (1978) do diretor Alan Parker (Coração Satânico e The Wall) é um daqueles filmes que no começo vc pensa que é mais um sobre um cara, que é pego com drogas e que vai pra uma prisão e vai tentar escapar e no final tudo fica bem...mas não.

Vc entra no clima do filme, ao ponto de sentir que está dentro da prisão...desesperado em ficar preso, sentir as angústias do personagem e todos as pessoas que lá habitam...a história do filme é mais ou menos assim...Após tentar deixar a Turquia carregando uma pequena quantidade de drogas, um americano é preso e condenado a 30 anos de prisão. É quando ele passa a conhecer a rotina violenta sofrida pelos cárceres locais.

O roteiro de de Oliver Stone (Platoon e Assassinos por Natureza)...no elenco Brad Davis e Irene Miracle...aliás o ator Brad Davis morreu a dois anos atrás...se não me engano vítima da AIDS.

Ganhou dois Oscars, nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda outras 4 indicações, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (John Hurt) e Melhor Edição.

Um bom Momento Flashback...as locações foram feitas na própria Turquia.

"Lavar lado direito com a mão direita...lavar lado esquerdo com a mão esquerda"

Pois é amigos, estão indo embora cada vez mais atores bons...e nesse final de semana mais um foi embora...quem não se lembra daquele velinho que ajudo Daniel Sam a se tornar um grande lutador de karatê...e claro o grande truca do pelicano...golpe dado esse por Daniel no último minuto de sua luta final...vc perguntou o que eu estou falando ?

Sim...um dos grandes filmes da década de 80...estréiado pelo iniciante Ralph Macchio...o filme Karatê Kid (1984) tinha no elenco o ator nipo-americano Pat Morita, astro de seriados japoneses e de alguns filmes...ele faleceu nessa última quinta-feira...e deixou seu personagem Sr. Miagy como um dos mais queridos do cinema...com sua concentração e justiça, fez do adolecente rebelde e incompreendido num campeão tanto no karatê como na vida...

Bom....que ele siga em paz e que seus filmes mostrem hoje e sempre a paz...dentro e fora do ser humano...

Wednesday, November 16, 2005


"O Final do Início da Grande Ópera"

Sei que daqui a alguns dias vou realizar um dos meus grandes desejos...assistir a todos os Star Wars na sequência...vão ser mais de seis horas ao som de John Willians, respiração de asma de Darth Vader e muito chororô...

Mas é difícil dizer sobre esses seis filmes, todos tem suas notas, seu poder de cativar aos fanáticos, enfim, peças de uma grande ópera cinematográfica...

Star Wars quando surgiu, veio mesmo pra mudar o conceito sobre ação em cinema, sobre novas técnicas de efeitos, ou seja, veio pra ampliar o que já estava sendo feito no quesito efeitos visuais...

Digo isso somente pra comentar que comprei o final do início da série, com o derradeiro "A Vingança dos Sith"...aumentei o som e entrei no clima...foi muito bom...rever o que já tinha visto por duas vezes no cinema...

Mas pra falar de Star Wars fica pra depois...

Tuesday, November 01, 2005


"King Kong" vem aí e o bicho vai pegar literalmente...

Pois é, mais um remake a vista esse ano, depois de não ir assistir "A Fantástica Fábrica de Chocolate" de Tim Burton, de não assistir "Batman Begins"...um filme vai estrear no final de ano, "King Kong" do diretor Peter Jackson (Trilogia "Senhor dos Anéis") e por incrivél que pareça, esse sim vou assistir, após assistir aos trailers e hoje ver um mini documentário sobre o filme e de dias atrás outro com o diretor desse filme e o criador do boneco usado no filme de 43...isso já me deixou muito afim de conferir esse novo remake...
Pra quem quiser conferir esse super mini documentário do novo e velho King Kong ascesse
E DIVIRTA-SE...a melhor cena é o grande macacão abatendo um avião americano...é de tirar lágrimas, eu amo Big KK...

Tuesday, October 25, 2005


"A Noiva-Cadavér de Tim Burton"

Finalmente depois de alguns meses sem ir ao cinema, meu último filme foi "O Quateto Fantástico", aproveitei essá última sexta-feira e fui assistir a estréia de "A Noiva-Cadáver (Corpse Bride)" a segunda animação de Tim Burton. Confesso que fiquei meio preocupado, vi apenas um pedaço do seu primeiro longa de animação, "O estranho mundo de Jack (Nightmare before Christmas, 1993)" e confesso que tinha achado interessante, mas mesmo assim resolvi arriscar nesse filme. E não fiquei decepcionado.

Mas não pense que este é mais um enfadonho filme da época vitoriana inglesa. Bom, na verdade, a época é essa, mas estamos falando da nova animação em stop-motion (em que bonecos e cenário são fotografados quadro a quadro) de Tim Burton.

No primeiro filme de animação "O estranho mundo de Jack (Nightmare before Christmas, 1993)" o cineasta mostrou os universos onde vivem os personagens efemérides, como os monstros do Dia das Bruxas, o Papai Noel, etc. Desta vez ele se baseia em uma lenda russa para contar a história de Victor, que depois de arruinar o ensaio de seu casamento foge para o meio do bosque e, sem querer, acaba se unindo a uma jovem morta anos atrás e que desde então esperava pela promessa de amor eterno.

O humor negro permeia a história, como é típico nos filmes de Burton. São piadas físicas, como olhos pulando e braços caindo, ou mais textuais, várias delas ditas por um verme (voz de Enn Reitel, mas cara de Steve Buscemi) que vive dentro da cabeça da Noiva-Cadáver (Helena Bonhan Carter).

O curioso é notar que Burton cria o além-vida de uma forma muito mais animada que o mundo dos vivos. Enquanto os mortos se divertem, com muita música, bebidas e coreografias de fazer, literalmente, chacoalhar o esqueleto, os terrenos se comportam como zumbis e se movem por um mundo gótico e acinzentado.

Vale a pena conferir, ao contrário da Fantastica Fábrica que não quiz nem ver...

Tuesday, September 27, 2005

"Mais um dia triste pra TV e cinema"
Não está sendo fácil essa semana, depois de domingo ser anunciado a morte de Don Adans, o eterno agente 86, nessa madrugada de terça morreu em São Paulo, o maior comediante da história da TV, Ronald Golias, eu conheci em meados de 1989 quando a Rede Bandeirantes colocou no ar o Programa Bronco, no qual ele reviveria seu personagem mais famoso, o de Carlos Bronco Dinossauro. Esse personagem nos anos 60 fez sucesso no Programa Família Trapo pela Rede Record, aonde também surgiu para a TV brasileira, o Jô Soares que era o empregado Gordon.
Fico triste, pois adorava ele, e depois que consegui imagens da época da Família Trapo admirei ainda mais, inclusive tenho o episódio em que ele contracena com Pelé.
Mas no site Terra sua história foi resumida assim...
" Golias estava internado desde o dia 8 de setembro na Unidade de Terapia Intensiva com um quadro de infecção generalizada proveniente de infecção pulmonar
Em maio do ano passado, o humorista foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um coágulo no cérebro, após sofrer uma queda.

O ator ficou famoso na década de 1960 como o personagem Bronco da Família Trapo, sucesso da TV Record. Recentemente, ele participava dos programas Meu Cunhado, ao lado de Moacyr Franco, e A Praça é Nossa, ambos no SBT.

MemóriaFilho de Arlindo Golias e Conceição D'Aparecida Golias, Ronald Golias já nasceu com esse nome - não é nome artístico - no dia 4 de maio de 1929. Sua estréia no mundo artístico foi aos 8 anos de idade, como artista amador, na Escola Dante Alighieri, em São Carlos.

Golias, que também foi alfaiate e funileiro, se mudou para a capital paulista em 1940, onde passou a praticar natação no Clube Regatas Tietê. Ele integrou o grupo Acqua Loucos, precursor dos espetáculos aquáticos no Brasil. Por sugestão de Golias, os shows passaram a ter uma parte falada, o que o levou a participar do programa Calouros em Cena, da Rádio Cultura.

Com o fim dos programas montados da emissora, Golias passou a fazer parte do "time" da Rádio Nacional. Depois, o comediante passou para a TV, onde sua carreira se confunde com o início da televisão no País.

O ator despontou na TV ao lado de Manuel de Nóbrega na antiga A Praça da Alegria, em 1956, em que lançou Pacífico, tipo que se tornou famoso com o bordão "ô Cride".
Criou também o personagem Carlos Bronco Dinossauro, personagem mais divertido de A Família Trapo, seriado que estreou em 1967, na TV Record.

Não tão bem-sucedida foi sua atuação do humorista em Superbronco, uma cópia da série norte-americana Mork and Mindy, criada por Boni, na Globo, em 1979.

Em abril de 2004, estreou na rede de Silvio Santos o programa Meu Cunhado, protagonizado por ele, ao lado de Moacyr Franco, baseado em um seriado argentino.

Foi Golias quem deu a Silvio Santos o apelido de "Peru". O empresário Senor Abravanel corava diante das colegas de trabalho que o acompanhavam em suas caravanas.

Manoel de Nóbrega criou daí a "caravana do Seu Peru" - anos depois, o apelido seria anulado pelo título de Homem do Baú.

No cinema, participou dos filmes Golias Contra o Homem das Bolinhas (1969), Agnaldo, Perigo à Vista (1968), Marido Barra Limpa (1967), O Homem Que Roubou a Copa do Mundo (1963), Os Cosmonautas (1962), O Dono da Bola (1961), Os Três Cangaceiros (1961), Tudo Legal (Bronco) (1960), Vou Te Contá (1958) e Um Marido Barra Limpa (1957). "
(Site Terra 27/09/2005)

Hoje fico mais triste, porque ele se foi, mas deixou muita gente feliz, fez com que pessoas esquecem seus problemas para ficar admirando seus trabalhos, era Pacifico, Bartolomeu e Mestre, e com certeza será sempre Ronald Golias...."Clides....fala pra mãe!!!"

Valeu Golias, por tudo e pra sempre...

Monday, September 26, 2005


"Dia triste pra TV e Cinema"

Uns dos primeiros seriados de Tv que vi, isso em....em....em...deixa pra lá...não vem ao caso...o que é triste mesmo é saber que Don Adams não esta mais entre nós...foi fazer suas piadas e mostrar seu jeito atrapalhão em uma outra dimensão...

Mas antes de continuar, essa foi a pequena reportagem sobre ele no site Terra desta tarde fria de setembro...

"O ator e comediante Don Adams, mais conhecido pelo papel do atrapalhado agente secreto Maxwell Smart no seriado de televisão dos anos 60 Agente 86, morreu de infecção pulmonar, afirmou seu agente nesta segunda-feira.
Adams, que sofria de vários problemas de saúde nos últimos anos, morreu no hospital Cedar Sinai, em Los Angeles, na noite de domingo, segundo o agente Bruce Tufeld.
Ele disse que o ator tinha 82 anos, mas, segundo outras fontes, ele seria mais novo. "

A série estreiou em 1965 e era uma forte paródia ou sátira aos filmes de James Bond, nesse mesmo ano Sean Connery estreava com seu novo filme do agente 007 e um dos mais famosos da série, "Thunderball", no ano anterior, fez o clássico "Goldfinger", mas o fato mesmo era que o sériado Get Smart era uma americanizada no estilo 007 de ser...

Ficou durante alguns anos no ar e somente em 1980 teve seu personagem levado ao cinema, com o filme "The Nude Bomb", mas o personagem já não tinha mais o impacto e a graça do seriado. Em 1983 voltou a tv mas desta vez atraves da voz do personagem Inspertor Bugiganga...e tentou ressucitar o seriado em 1989 e 1995, nessa última vez, tentou fazer do filho o sucessor do império da família Smart, mas não vingou.

Uns dos seus últimos trabalhos foi para a tv e principalmente para o desenho do Inspetor Bugiganga, em 1999 foi a voz de Brain no longa-metragem estrelado por Matthew Broder e depois voltou como a voz do Inspetor em episódios no mesmo ano de 1999.

Foi um daqueles atores de um personagem só....assim como Adam West será eternamente Batma, Dona Adans será eternamente o Agente 86.


Tuesday, September 06, 2005


MOMENTO FLASHBACK (volume 3)

Muitos já assistiram esse filme na sessão da tarde, ou em outras sessões de cinema, mas esse foi sem dúvida um dos maiores atores tanto em comédia como em drama, Peter Sellersm (1925-1980) foi durante muitos anos o Inspetor Clouseau da série "Pantera Cor-de-Rosa", mas em 1968 ele realizou um dos filmes mais engraçados e divertidos. Seu titúlo em inglês era "The Party" que em português virou, "Um Convidado Bem Trapalhão".

No filme Peter Sellers interpreta um ator indiano Hrundi V. Bakshi que simplesmente aparece no começo do filme destruindo tod um set de filmagem, com suas confusões e encrencas, a mais brilhante é a cena em que pra amarrar sua sandalha ele se apoia em um detonador que faz com que o cenário de um castelo inteiro vá para os ares. Revoltado com tudo isso o diretor do filme liga para o produtor do filme e conta sobre o ator, revoltado o produtor pede o nome de Sellers para colocar em sua lista negra, ao sair encontra com a sua secretária que pergunta aonde ele (o produtor) colocou a lista de convidados para a festa de sua mulher, conclusão, ele escreve o nome de Sellers entre os nomes dos convidados, e na noite do evento quem aparece...sim...Hrundi (Sellers) para atrapalhar e destruir a festa.

Quatro detalhes no filme...primeiro o cenário único em quer a ação ocorre, Sellers magistralmente ocupa todos os espaços fazendo com que o cenário se torne grande. Segundo, o ator que faz um garçon se serve as bebidas dos convidados, mas toda vez que alguém recusa pegar um drink que ele oferece ele bebe todo o conteúdo do copo, ou seja, no final ele esta totalmente bebâdo e junto com Sellers são a chave e a diverção do filme. Terceiro a trilha sonora maravilhosa do gênio Henry Mancini que declarou uma vez sobre esse filme que tinha raiva, pois a música que ele compoz mau dá pra se ouvir pq as pessoas começam a rir de Sellers e não escutam o que esta sendo tocado. E por último a direção de Blake Edwards, um dos melhores diretores de comédia que dirigio todos os filmes de Sellers como Pantera Cor-de-Rosa.
Diverção garantida...

Friday, September 02, 2005

"OS PIORES 10 FILMES"
Bem amigos, fiquei meditando...pensando...e claro tinha que fazer meus 10 piores filmes, na verdade existem vários filmes que eu abomino, mas não dava pra colocar todos, então...resolvi selecionar os meus piores, e claro, inclui...Schavaseneguer....Staloing...Chuck Norris e Christopher "Olho de Peixe" Lambert...
DIVIRTAM-SE e quero reclamações e sugestões dos seus piores filmes...
10º Lugar - "Matrix Reload" (2003) - O idéia do primeiro filmé caiu como uma luva...bem feito...uma coisa inédita...mas esse segundo e o tal terceiro...destruiram toda a história original...e como já citei antes a cena em que Neo luta contra Smith no parque parece video-game e é absolutamente RIDÍCULA...
9º Lugar - "Anaconda" (1997) - Será que eu vou ter que explicar o motivo desse filme estar aqui...ou vou ter que explicar que essa cobra...essa anaconda...é uma aberração...e pior...sacaniaram o Brasil situando a trama em plena Floresta Amazônica...ai é f...
8º Lugar - "Hulk" (2003) - Tudo bem...tá legal em passar dos quadrinhos pro cimena...mas o Hulk e pior, quem foi da época em que tinha o famoso seriado da TV, com Lou Ferrino todo pintado de verde e com cara de mau...ai vc vê...essa versão com um Hulk por computador, quase sem sentimento...frio...ai é complicado...fora a história...se perde no meio de tanta paranóia...

7º Lugar - "Braddock, o super comando" (1984) - Chuck Norris (antes de
Schwarzenegger) sempre foi atrás dos sucessos de Stallone, e esse não foge a regra, Braddock é um filme pós Rambo I e trás mais uma vez a loucura e frustação americana por ter perdido a guerra do vietnã...aqui ele lidera um grupo pra salvar nem sei quem...mas ele sozinho mata, bate arrebenta meio mundo...o pior é que ele fez uma continuação copia e semelhança de Rambo II, mas com um detalhe, ele conseguiu fazer ainda mais trash o filme...

6º Lugar - "Rocky 5" (1990) - Stallone mesmo confessou que se arrependeu de ter feito esse filme, mas confesso que não acredito, pq no mês passado eu li a respeito dele fazer um sexto episódio, ou seja, se tivesse mesmo se arrependido do quinto, não faria um novo, e a história é absurda...fugindo do original e colocando um filho no meio da história, misturando tudo...imagino como será o sexto que ele declarou que quer fazer uma homenagem a George "MasterGrill" Foreman...

5º Lugar - "Bad Boys II" (2003) - Will Smith tentou, mas o melhor personagem dele é o FreshPrince, um seriado de tv, nesse filme...pq teve uma continuação...só pra citar uma cena...como vc me explicaria um carro desgovernado numa ladeira, entrando em uma gigantesca favela...atravesando entre as casa e não pegando ninguém dentro delas...o que aconteceu...parada de 4 de julho e ninguém tava em suas casas...o resto do filme deixa pra lá...


4º Lugar - " O Último Héroi Americano" (1993) - Um dos filmes de Arnold que ele poderia não ter feito...meus comentáriso sobre o filme deixa pra lá...apenas uma coisa...um garoto com bilhete mágico liberta seu héroi do cinema pra vida real...detalhe no final do Arnold personagem brigando com Arnold na vida real...não entendeu...se quiser vai assistir o filme e depois não vai me xingar...

3º Lugar - "Highlander II" (1991) - Não entendo como Sean Connery aceitou fazer essa sequência, o orginal até que é bem legal, com trilha do Queen, com um Connery bonitão...mas a sequência...já começa com Lambert velho levando um schok e ficando jovem de novo...o restou deixa pra lá...

2º Lugar - "Independence Day" (1996) - Pq os aliens só atacam os Estados Unidos ? Nesse filme a única coisa que presta é a destruição da Casa Branca...o resto e ruim...do tipo em que o Presidente antes de entrar no seu avião e destruir os aliens começa um discurso e no final diz: "Vamos transformar o dia 4 de julho em não só um feriado nacional...como um feriado mundial..."...qué mais...

Primeirissimo Lugar - "O Guarda-Costas" (1992) - Pelo cartaz que eu coloquei vc percebe o motivo do meu ódio e pior....durante anos a música da Whitney não saiu da minha cabeça e até hoje quando é tocada eu passo literalmente mau....enquanto ao filme...vc acha que vou falar alguma coisa...

Wednesday, August 31, 2005

"The L Word - Um seriado Atraente e Polêmico"
Isso é o que posso dizer de um programa totalmente novo, diferente e ao mesmo tempo polêmico e atraente, elementos de um dos novos seriados da TV Paga Warner Channel que exibe desde o começo de agosto (aqui no Brasil) o "The L Word".
Poderia começar a contar que se trata de um seriado com personagens femininos, uma relação lésbica entre todas, mas com temas polêmicos, como a própria relação entre mulheres, o preconceito de uma sociedade falsa que se faz de vitima, mas que é a principal culpada.
Enfim, você pergunta pq esse seriado esta sendo descrito num blog de cinema...ora meus amigos pelo fato de ter duas coisas interessantes em duas personagens. Ícones em dois períodos do cinema americano....vamos a elas...

Alias elas fazem duas irmãs...uma delas é a atriz Pam Grier que nada mais nada menos foi protagonista de Jackie Brown (1997) direção de Quentim Tarantino (foto)
No seriado ela faz uma mulher ex-alcoólatra em recuperação.

A outra tem um lugar na história e nos anos oitenta...por acaso vc conhece a atriz... Jennifer Beals...não ???? E a música "What I Feeling" ???? Também não ??? Tudo bem não vou ser malvado e dizer que ela foi protagonista desse filme...


"Flashdance" (1983) direção de Adrian Lyne, infelizmente foi o único personagem de sucesso de Jennifer Beals...depois disso apenas papéis pequenos e pontinhas em outros seriados, nesse novo sucesso da TV ela faz Bette Porter uma mulher de trinta e poucos anos, bem sucedida e que vive um luta contra a familia para aceitar seu relacionamento lésbico...uma verdadeira luta contra o preconceito...

O seriado vale a pena dar uma conferida...sexta-feira 02:00 da manhã e domingão as 23:00...bom divertimento...

Friday, August 26, 2005

"EU QUERO MINHA MÃE..."

Aí eu fico revoltado...acabei de ler no Omelete que Sylvester Stallone tá terminando o roteiro de nada mais nada menos que Rocky VI...cacetada...

E pra piorar....procurei mais informações sobre continuações...estão programados...Missão Impossivél III, Indiana Jones IV, Batman II, Homem-Aranha III e provavelmente IV, X-Men III, Hulk II, Jason vs Freddy II (esse é o pior dos piores...) e a volta do Superman, com Superman Returns, enfim...várias sequências...umas que fizeram sucesso e outras não...mas em geral todas deveriam ter acabo no primeiro filme...

Na série De Volta Para o Futuro (1985) foi feito uma sequência em 1989 além de confundir todo o roteiro e misturar idéias com situações, o astro Michael J. Fox já não tinha mais seus 18 anos e com a idade em quase trinta não convência mais como o mesmo garotinho de 1985...a mesma coisa aconteceu com Karate Kid (1984) teve uma sequência em 1986, mas o astro Ralph Macchio cresceu em tamanho e é visivél isso no começo da continuação...ele no começo, um flashback do primeiro ele é do tamanho de seu mestre Sr. Miagy...mas depois da abertura eles continuam a história no mesmo dia em que parou o primeiro, mas no estacionamento quando eles se encontram o garoto tá maior que o mestre...o que aconteceu...durante o banho ele cresceu...

Mas uma das piores sequências foi a série Matrix (1999), o primeiro filme, era muito bom, inovando em efeitos e linguagem no ritmo de filmes de ação, mas ai veio o segundo e terceiro, misturando toda a idéia original e abusando dos efeitos, vide multiplicação do ator Hugo Weaving (o agente Smith) que em uma antãlogica cena (Matrix II - 2003) em um parque tenta neutralizar Neo (Keanu Reeves) e faz da cena virar jogo de video-game...tudo bem vc pode até usar os recursos tecnológicos mas ficou feio e forçado demais...

Enfim, nem todas as continuações deram errado, temos ótimos exemplos dessa industria que foram melhores que o original, Guerra Nas Estrelas (1977) teve grande êxito que sua continuação O Império Contra-Ataca (1982) fez mais sucesso e tinha efeitos e histórias mais empolgantes...O Poderoso Chefão (1972) teve uma continuação em 1974, os dois filmes foram vencedores do Oscar nos respectivos anos...

Agora é torcer pra que essas sequências não distruam ainda mais as cabecinhas de seus cinéfilos, mas o pior ainda está por vir e vem justamente dele Stalone...ele ainda quer fazer mais um filme da série Rambo...QUE DEUS NOS PROTEJA...

Thursday, August 25, 2005


" Hoje é dia de Sir Sean Connery "
Nascido na Escócia, em um bairro pobre, Thomas Sean Connery tem uma vida cheia de fatos curiosos. Ele serviu a Marinha, mas teve que abandonar a vida militar por causa de uma úlcera no estômago. De volta à vida civil, Connery trabalhou como peão, vigia noturno, jogador de futebol profissional e pedreiro. Para completar, ele disputou o concurso de Mister Universo, onde alcançou um terceiro lugar e foi descoberto por um caça-talentos.

A carreira de Sean Connery começou com um pequeno papel no musical South Pacific, de 1951. A partir daí, ele passou a alternar teatro e televisão com pequenas aparições no cinema. A estréia no cinema foi em 1954, como figurante.
A grande virada se deu em 1962, quando Sean Connery venceu a disputa com vários outros candidatos e ganhou o papel de James Bond, o agente secreto 007, herói criado por Ian Flemming. Ele interpretou James Bond por seis filmes, mas até hoje é apontado como o intérprete mais convincente do personagem.
O único Oscar da carreira de Connery foi conquistado em 1987, pelo seu papel em Os Intocáveis, de Brian De Palma. Apesar da conquista, o ator sempre afirmou que seu trabalho favorito foi no filme O Nome da Rosa, baseado na obra de Umberto Eco.
Sua popularidade aumentou ainda mais quando ele participou da série Indiana Jones, ao lado de Harrison Ford.
Em julho de 2000, a rainha Elizabteh concedeu ao ator o título de "Sir", durante uma cerimônia realizada em Edimburgo, Escócia, cidade natal dele. Na ocasião, Sean Connery vestiu o tradicional traje escocês, que incluiu um kilt. Ele ajoelhou-se diante da rainha, que tocou o seu ombro com uma espada e entregou a condecoração.
No começo deste mês, o ator afirmou que vai se aposentar e avisou que "apenas um gângster da máfia" poderia convencê-lo a fazer outro filme, segundo informações publicadas pelo FemaleFirts.
O lendário intérprete de James Bond disse que está cansado dos "idiotas" que fazem filmes em Hollywood. "Não digo que todos sejam idiotas. Apenas estou dizendo que lá tem um monte deles", disse. Na minha opinião eu corcordo com Sean Connery, ultimamente a história americana de cinema está passando por uma crise de roteiros e de histórias, não dá pra um ator como ele, com tantos personagens nas costas se mais um ator sendo vilão em algum filme baseado em alguma história em quadrinhos.
Pior Filme de Connery: "Highlander II - A Ressurreição dir.: Russel Mulcahy (1991)
Melhor Filme de Connery: "Os Intocavéis dir.: Brian de Palma (1987)

Tuesday, August 23, 2005


"O CINEMA NACIONAL SE VENDEU AOS PADRÕES GLOBAIS"

Quando vejo alguém falar, "o cinema brasileiro está em alta"..."puxa mais um filme nacional", não se engane...andam dizendo que essa é a nova fase do cinema nacional...a Fase Retomada e que essa nova safra faz parte da 2º Fase da Retomada...ou acho que não...essa nova fase do cinema nacional pode se dizer que é a Fase Global de se fazer filmes...por acaso qual foi a última mini-série que vc viu...Mad Maria...Um Só Coração...e aonde estão aquelas mini-series do oTipo Auto da Compadecida e tantos outros que fizeram parte da história televisiva da Rede Globo, pois é...eles viram que dava audiência transportar clássicos da literatura para a tv e também perceberam que cinema aqui no Brasil se pode monopolizar pela carência de recursos, nada mais justo do que ampliar, ao invés da Globo Filmes investir em dois tipos de filmes...um com a MegaRainhaUltrapassada dos Baixinhos Xuxa e o outro com Renato (Criança Esperança) Aragão pensando que ainda é jovem e tenta a todo filme rescussitar o velho esquema que ele fazia nos Trapalhões...

Concordo com Jorge Furtado cineasta gaúcho e diretor de um dos clássicos dos curta-metragens nacionais (Ilha Das Flores).

"O cinema brasileiro é feito com dinheiro público, com o dinheiro de um curta se fazem quatro casas populares, com o dinheiro de um longa dá para fazer um hospital. São os trabalhadores, com seus impostos, que pagam estes filmes. Ironicamente, eles não tem dinheiro para ir ao cinema. Cinema, no Brasil, é feito para os ricos, com dinheiro dos pobres. E precisa ser feito, é função do estado garantir meios para produção cultural. Na televisão dá-se o contrário: são as grandes empresas que patrocinam os programas que milhões de brasileiros assistem todos os dias. Não de graça, é claro, eles precisam ver também os comerciais."

(Jorge Furtado - Trecho de entrevista publicada na edição 24 da revista Simples)

Pois é amigos, hoje em dia temos várias modalidades de tipos de cinema nacional estipuladas pela Rede Globo e sua Globo Filmes...comédias romance estilo americanas (Avassaladoras, A Partilha), programas de tv adaptadas (Casseta e Planeta, Os Normais), biografias estilo também americano (Cazuza, Olga e Zezé de Camargo e Luciano), infantis (Xuxa e Renato Aragão), cotidiano plastificado (Cidade de Deus, Carandiru). Acho que o grande marco da Globo Filmes foi adaptar a minisérie O Auto da Compadecida para o cinema, mas muita cena foi cortada para encaixar nas 1h30 de filme, um pedaco, alias se vocês quizerem assistir a uma boa remontagem desta peça de Suassuna, assista a versão de 1971 (eu acho) com Antonio Fagundes (Chicó) e Armando Bogus como João Grilo, simplismente imperdivél.

Enquanto ao nosso cinema nacional, poucos são os últimos filmes que se pode dizer...poxa que filme nacional bom...é Globo Filmes...não...por isso é que foi bom...mas quem sou eu não é mesmo pra criticar uma empresa que tão bem tá fazendo pelo cinema nacional (foi um sarcasmo meu viu ????)

Friday, August 19, 2005

MOMENTO FLASHBACK
(volume 2)
Quando eu essa semana falei da lista com os 10 melhores filmes que acho...eu fui detonado....humilhado e execredo....brincadeirinha...esqueci um monte de filmes que entravam fácil como os 10 melhores...mas se eu fosse por todos...vários filmes estariam empatados e não ia dar espaço nesse blog.
Mas esse Momento Flashback é em homenagem a uma pessoa muito querida por mim, que me fez lembrar desse filme...e que também gosta...MANÚ...segura então...é pra você...rsrsrs.
LARANJA MECÂNICA (A Clockwork Orange - 1971)
Um dos melhores e mais polêmicos filmes do diretor Stanley Kubrick (2001 Uma Odisséia No Espaço, De Olhos Bem Fechados). O filme é baseado no livro homônimo de Anthony Burgess e retrata um futuro não tão distante, aonde as pessoas vivem em ambientes destruidos pelo tempo e recliclados para a atualidade, mas numa coisa o filme tem de incontestavél, a forma de como a violência e a juventude é tratada nesse futuro. Uma juventude neorôtica, violenta e destruida por leis e mais leis. Os jovens formam gangs com ideias e pensamentos as vezes construitivos ou destruitivos. E uma dessas gangues é a qual o filme retrata, liderada por Alex DeLarge (brilhantemente interpretado por Malcolm McDowell) faz das ruas seu campo de guerra, sendo um líder temido e respeitado por todos aqueles que conhecem sua fama. Mas um dia ele cai nas garras de uma polícia corrupta que o submete a um tratamento baseado em torturas e lobotomia, uma lavagem cerebral é feia e ele fica impotente quando se torna violento.
Kubrick faz com maestria e situleza todas essas formas de violência, de tortura, e de sexo que é abordado através de relações duplas e estupros, um liristo etnico incontestavél, além de ser sutil em alguns detalhes, por exemplo, quando Alex vai a uma loja de discos, ele para em frente ao vendedor, mas o detalhe da cena são os discos a mostra, nada mais do que a capa do disco do outro filme de Kubrick (2001), pode parecer um detalhe que não mexe na história, mas que é legal para aqueles que curtem o cinema de Kubrick isso é muito legal. Uma das cenas mais eletrizantes do filme é a cena no qual a gangue de Alex agride um morador de rua, mas só que ao som da música "Cantando Na Chuva", cada final de estrofe um chute, mas o interresante é depois que Alex sai da prisão ele cruza com esse mesmo morador de rua que o reconhece e revida a agreção. Um momento Kubrick de ser....violento, mas genial.

Thursday, August 18, 2005

"Inicio de Tudo"

"Annabelle Serpentine Dance"

Direção: William Heise (abril/agosto de 1875)

Performance de Annabelle Whitford nos Estúdios The Black Maria, uma das primeiras filmagens utilizando os experimentos de Thomas Edison. Os tons coloridos foram pintados diretamente na película dando um efeito maravilhoso.

Divirtam-se...

Monday, August 15, 2005

Não poderia começar a semana lembrando de um assunto muito importante...alguém sempre tem um top 10 com os melhores filmes de cada um...alguns podem concordar e outros criticar, mas o intuito deste blog é isso...a opinião de meus amigos...bom...vamos então ao
"TOP TUMA 10" do cinema mundial...
10º LUGAR
"The Blues Brothers" (1980) - Direção: John Landis
com John Belishi (foto) e Dan Aykroyd (foto)
9º LUGAR
"Buena Vista Social Club" (1999) - Direção: Win Wenders
com Ry Cooder, Ibrahim Ferrer (foto), Ruben Gonzales,
Eliades Ochoa, Omara Portuondo (foto) e Compay Segundo
8º LUGAR
"Durval Discos" (2002) - Direção: Anna Muylaert
com Ary França (foto) e Etty Fraser
7º LUGAR

"Superman" (1978) - Direção: Richard Donner
com Christopher Reeve (foto), Gene Hackman e Marlon Brando

6º LUGAR

"Os Saltimbancos Trapalhões" (1981) - Direção: J.B. Tanko
com Dedé Santana, Renato Aragão, Mussum, Zacarias

5º LUGAR

"O Gabinete do Dr. Caligari" (1919) - Direção: Robert Wiene
com Werner Kraussm (foto), Conrad Veidt e Lil Dagover

4º LUGAR

"Star Wars" (1977) - Direção: George Lucas
com Alec Guiness, Harrison Ford, Mark Hamill e Carrie Fisher

3º LUGAR

"Ray" (2004) - Direção: Taylor Hackford
com Jamie Foxx (foto), Regina King e Kerry Washington

2º LUGAR

"O Iluminado" (1980) - Direção: Stanley Kubrick
com Jack Nicholson (foto), Shelley Duvall e Danny Lloyd

1º LUGAR

"O Poderoso Chefão" (1972) - Direção: Francis Ford Coppola
com Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall e Talia Shire

É lógico que esqueci de grandes clássicos como Laranja Mecânica, Cidadão Kane, Em Algum Lugar do Passado e outros vários que fizeram da minha vida um mar de lama...mas esses são os que eu achei e lembrei...agora podem discordar ou concordar...o país é livre....por enquanto