Tuesday, September 27, 2005

"Mais um dia triste pra TV e cinema"
Não está sendo fácil essa semana, depois de domingo ser anunciado a morte de Don Adans, o eterno agente 86, nessa madrugada de terça morreu em São Paulo, o maior comediante da história da TV, Ronald Golias, eu conheci em meados de 1989 quando a Rede Bandeirantes colocou no ar o Programa Bronco, no qual ele reviveria seu personagem mais famoso, o de Carlos Bronco Dinossauro. Esse personagem nos anos 60 fez sucesso no Programa Família Trapo pela Rede Record, aonde também surgiu para a TV brasileira, o Jô Soares que era o empregado Gordon.
Fico triste, pois adorava ele, e depois que consegui imagens da época da Família Trapo admirei ainda mais, inclusive tenho o episódio em que ele contracena com Pelé.
Mas no site Terra sua história foi resumida assim...
" Golias estava internado desde o dia 8 de setembro na Unidade de Terapia Intensiva com um quadro de infecção generalizada proveniente de infecção pulmonar
Em maio do ano passado, o humorista foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um coágulo no cérebro, após sofrer uma queda.

O ator ficou famoso na década de 1960 como o personagem Bronco da Família Trapo, sucesso da TV Record. Recentemente, ele participava dos programas Meu Cunhado, ao lado de Moacyr Franco, e A Praça é Nossa, ambos no SBT.

MemóriaFilho de Arlindo Golias e Conceição D'Aparecida Golias, Ronald Golias já nasceu com esse nome - não é nome artístico - no dia 4 de maio de 1929. Sua estréia no mundo artístico foi aos 8 anos de idade, como artista amador, na Escola Dante Alighieri, em São Carlos.

Golias, que também foi alfaiate e funileiro, se mudou para a capital paulista em 1940, onde passou a praticar natação no Clube Regatas Tietê. Ele integrou o grupo Acqua Loucos, precursor dos espetáculos aquáticos no Brasil. Por sugestão de Golias, os shows passaram a ter uma parte falada, o que o levou a participar do programa Calouros em Cena, da Rádio Cultura.

Com o fim dos programas montados da emissora, Golias passou a fazer parte do "time" da Rádio Nacional. Depois, o comediante passou para a TV, onde sua carreira se confunde com o início da televisão no País.

O ator despontou na TV ao lado de Manuel de Nóbrega na antiga A Praça da Alegria, em 1956, em que lançou Pacífico, tipo que se tornou famoso com o bordão "ô Cride".
Criou também o personagem Carlos Bronco Dinossauro, personagem mais divertido de A Família Trapo, seriado que estreou em 1967, na TV Record.

Não tão bem-sucedida foi sua atuação do humorista em Superbronco, uma cópia da série norte-americana Mork and Mindy, criada por Boni, na Globo, em 1979.

Em abril de 2004, estreou na rede de Silvio Santos o programa Meu Cunhado, protagonizado por ele, ao lado de Moacyr Franco, baseado em um seriado argentino.

Foi Golias quem deu a Silvio Santos o apelido de "Peru". O empresário Senor Abravanel corava diante das colegas de trabalho que o acompanhavam em suas caravanas.

Manoel de Nóbrega criou daí a "caravana do Seu Peru" - anos depois, o apelido seria anulado pelo título de Homem do Baú.

No cinema, participou dos filmes Golias Contra o Homem das Bolinhas (1969), Agnaldo, Perigo à Vista (1968), Marido Barra Limpa (1967), O Homem Que Roubou a Copa do Mundo (1963), Os Cosmonautas (1962), O Dono da Bola (1961), Os Três Cangaceiros (1961), Tudo Legal (Bronco) (1960), Vou Te Contá (1958) e Um Marido Barra Limpa (1957). "
(Site Terra 27/09/2005)

Hoje fico mais triste, porque ele se foi, mas deixou muita gente feliz, fez com que pessoas esquecem seus problemas para ficar admirando seus trabalhos, era Pacifico, Bartolomeu e Mestre, e com certeza será sempre Ronald Golias...."Clides....fala pra mãe!!!"

Valeu Golias, por tudo e pra sempre...

No comments: