Tuesday, August 23, 2005


"O CINEMA NACIONAL SE VENDEU AOS PADRÕES GLOBAIS"

Quando vejo alguém falar, "o cinema brasileiro está em alta"..."puxa mais um filme nacional", não se engane...andam dizendo que essa é a nova fase do cinema nacional...a Fase Retomada e que essa nova safra faz parte da 2º Fase da Retomada...ou acho que não...essa nova fase do cinema nacional pode se dizer que é a Fase Global de se fazer filmes...por acaso qual foi a última mini-série que vc viu...Mad Maria...Um Só Coração...e aonde estão aquelas mini-series do oTipo Auto da Compadecida e tantos outros que fizeram parte da história televisiva da Rede Globo, pois é...eles viram que dava audiência transportar clássicos da literatura para a tv e também perceberam que cinema aqui no Brasil se pode monopolizar pela carência de recursos, nada mais justo do que ampliar, ao invés da Globo Filmes investir em dois tipos de filmes...um com a MegaRainhaUltrapassada dos Baixinhos Xuxa e o outro com Renato (Criança Esperança) Aragão pensando que ainda é jovem e tenta a todo filme rescussitar o velho esquema que ele fazia nos Trapalhões...

Concordo com Jorge Furtado cineasta gaúcho e diretor de um dos clássicos dos curta-metragens nacionais (Ilha Das Flores).

"O cinema brasileiro é feito com dinheiro público, com o dinheiro de um curta se fazem quatro casas populares, com o dinheiro de um longa dá para fazer um hospital. São os trabalhadores, com seus impostos, que pagam estes filmes. Ironicamente, eles não tem dinheiro para ir ao cinema. Cinema, no Brasil, é feito para os ricos, com dinheiro dos pobres. E precisa ser feito, é função do estado garantir meios para produção cultural. Na televisão dá-se o contrário: são as grandes empresas que patrocinam os programas que milhões de brasileiros assistem todos os dias. Não de graça, é claro, eles precisam ver também os comerciais."

(Jorge Furtado - Trecho de entrevista publicada na edição 24 da revista Simples)

Pois é amigos, hoje em dia temos várias modalidades de tipos de cinema nacional estipuladas pela Rede Globo e sua Globo Filmes...comédias romance estilo americanas (Avassaladoras, A Partilha), programas de tv adaptadas (Casseta e Planeta, Os Normais), biografias estilo também americano (Cazuza, Olga e Zezé de Camargo e Luciano), infantis (Xuxa e Renato Aragão), cotidiano plastificado (Cidade de Deus, Carandiru). Acho que o grande marco da Globo Filmes foi adaptar a minisérie O Auto da Compadecida para o cinema, mas muita cena foi cortada para encaixar nas 1h30 de filme, um pedaco, alias se vocês quizerem assistir a uma boa remontagem desta peça de Suassuna, assista a versão de 1971 (eu acho) com Antonio Fagundes (Chicó) e Armando Bogus como João Grilo, simplismente imperdivél.

Enquanto ao nosso cinema nacional, poucos são os últimos filmes que se pode dizer...poxa que filme nacional bom...é Globo Filmes...não...por isso é que foi bom...mas quem sou eu não é mesmo pra criticar uma empresa que tão bem tá fazendo pelo cinema nacional (foi um sarcasmo meu viu ????)

2 comments:

Camila Rodrigues said...

Oi Fe
olha a última mini série que eu vi foi Hoje é Dia de Maria, achei deslumbrante...
antes dela eu assisti um só coração, que também achei ótima, especialmente pela recriação de época.
Quanto a filmes, sinceramente, não posso comentar nada... não sou muito ligada em cinema, de um modo em geral ... e nem lembro o último filme nacional que eu vi!
Acho muito legal você trazer essas discussões no seu blog!
Abração de coração
Ca

Anonymous said...

pois é....é isso que sempre acontece qdo a "fama" vem.... sim, pq os filmes infantis da xuxa, do renato aragão, da angélica e etc, fizeram mto sucesso uma época.... e depois viu-se que poderia se criar uma forma de padrões globais... Na verdade acredito que isso é mto mais do que um fenômeno Globo Filmes, isso é um fenômeno mundial.... Posso te citar pelo menos umas 50 situações semelhantes, mas com autores e diretores mundiais extremamente respeitados....

O que vc me diria do Tarantino???
Acha que Kill Bill (mesmo sendo bem legal), chega aos pés de Pulp Fiction???? Ele rendeu-se ao molde.... O molde criado por ele mesmo e que vende.... Assista Sin City e saberá o que estou falando.... Hoje em dia, se quer vender hiperviolencia, compre co-direção com Tarantino(devia ser uma placa na fachada dos estúdio em hollywood!).

O que me diz de Sophia Copolla???
Ela sem duvida é genial... Mas não acha que tem um moldezinho do papai por tras????...
Desde sempre fui fã de Francis Ford Copolla... Nossa como ele dá um ar perigoso e ao mesmo tempo bucólico em suas direções.... misteriosamente.... assista aos filmes de sophia.... será que estou louca????
uahuahauhauaha

As vezes os diretores precisam comer.... uahuaha as vezes eles precisam dar um jeitinho ninja para infiltrar seu bom cinema, e suas boas características, em mundo de lucratividade, e putz, as vezes eles acabam sucumbindo à tecnologia.... mas o fato de se infiltrarem, de deixarem sua marca, certamente nos atenta para algo mto menos comercial....

Tuuuuuuuuuuuuuu
bjosssssssssss
Amo seu blog... vc é genial!