Tuesday, October 25, 2005


"A Noiva-Cadavér de Tim Burton"

Finalmente depois de alguns meses sem ir ao cinema, meu último filme foi "O Quateto Fantástico", aproveitei essá última sexta-feira e fui assistir a estréia de "A Noiva-Cadáver (Corpse Bride)" a segunda animação de Tim Burton. Confesso que fiquei meio preocupado, vi apenas um pedaço do seu primeiro longa de animação, "O estranho mundo de Jack (Nightmare before Christmas, 1993)" e confesso que tinha achado interessante, mas mesmo assim resolvi arriscar nesse filme. E não fiquei decepcionado.

Mas não pense que este é mais um enfadonho filme da época vitoriana inglesa. Bom, na verdade, a época é essa, mas estamos falando da nova animação em stop-motion (em que bonecos e cenário são fotografados quadro a quadro) de Tim Burton.

No primeiro filme de animação "O estranho mundo de Jack (Nightmare before Christmas, 1993)" o cineasta mostrou os universos onde vivem os personagens efemérides, como os monstros do Dia das Bruxas, o Papai Noel, etc. Desta vez ele se baseia em uma lenda russa para contar a história de Victor, que depois de arruinar o ensaio de seu casamento foge para o meio do bosque e, sem querer, acaba se unindo a uma jovem morta anos atrás e que desde então esperava pela promessa de amor eterno.

O humor negro permeia a história, como é típico nos filmes de Burton. São piadas físicas, como olhos pulando e braços caindo, ou mais textuais, várias delas ditas por um verme (voz de Enn Reitel, mas cara de Steve Buscemi) que vive dentro da cabeça da Noiva-Cadáver (Helena Bonhan Carter).

O curioso é notar que Burton cria o além-vida de uma forma muito mais animada que o mundo dos vivos. Enquanto os mortos se divertem, com muita música, bebidas e coreografias de fazer, literalmente, chacoalhar o esqueleto, os terrenos se comportam como zumbis e se movem por um mundo gótico e acinzentado.

Vale a pena conferir, ao contrário da Fantastica Fábrica que não quiz nem ver...

No comments: