Friday, August 19, 2005

MOMENTO FLASHBACK
(volume 2)
Quando eu essa semana falei da lista com os 10 melhores filmes que acho...eu fui detonado....humilhado e execredo....brincadeirinha...esqueci um monte de filmes que entravam fácil como os 10 melhores...mas se eu fosse por todos...vários filmes estariam empatados e não ia dar espaço nesse blog.
Mas esse Momento Flashback é em homenagem a uma pessoa muito querida por mim, que me fez lembrar desse filme...e que também gosta...MANÚ...segura então...é pra você...rsrsrs.
LARANJA MECÂNICA (A Clockwork Orange - 1971)
Um dos melhores e mais polêmicos filmes do diretor Stanley Kubrick (2001 Uma Odisséia No Espaço, De Olhos Bem Fechados). O filme é baseado no livro homônimo de Anthony Burgess e retrata um futuro não tão distante, aonde as pessoas vivem em ambientes destruidos pelo tempo e recliclados para a atualidade, mas numa coisa o filme tem de incontestavél, a forma de como a violência e a juventude é tratada nesse futuro. Uma juventude neorôtica, violenta e destruida por leis e mais leis. Os jovens formam gangs com ideias e pensamentos as vezes construitivos ou destruitivos. E uma dessas gangues é a qual o filme retrata, liderada por Alex DeLarge (brilhantemente interpretado por Malcolm McDowell) faz das ruas seu campo de guerra, sendo um líder temido e respeitado por todos aqueles que conhecem sua fama. Mas um dia ele cai nas garras de uma polícia corrupta que o submete a um tratamento baseado em torturas e lobotomia, uma lavagem cerebral é feia e ele fica impotente quando se torna violento.
Kubrick faz com maestria e situleza todas essas formas de violência, de tortura, e de sexo que é abordado através de relações duplas e estupros, um liristo etnico incontestavél, além de ser sutil em alguns detalhes, por exemplo, quando Alex vai a uma loja de discos, ele para em frente ao vendedor, mas o detalhe da cena são os discos a mostra, nada mais do que a capa do disco do outro filme de Kubrick (2001), pode parecer um detalhe que não mexe na história, mas que é legal para aqueles que curtem o cinema de Kubrick isso é muito legal. Uma das cenas mais eletrizantes do filme é a cena no qual a gangue de Alex agride um morador de rua, mas só que ao som da música "Cantando Na Chuva", cada final de estrofe um chute, mas o interresante é depois que Alex sai da prisão ele cruza com esse mesmo morador de rua que o reconhece e revida a agreção. Um momento Kubrick de ser....violento, mas genial.

1 comment:

Anonymous said...

PUTZ!!!
SIMPLESMENTE GENIAL...
ESSE FILME PRA MIM É.... EXCEPCIONAL...

BEIJOS GRUGUINHO!