Monday, March 13, 2006


"REVIVENDO AS MATINÊS"

Nesse domingão acho que revivi um dos clássicos do cinem antigo, as "matinês", que seriam na decáda de 30 e 40 filmes que passavam antes dos grandes longas metragens, ou seja, pequenas histórias recheadas de aventuras antes do filme principal.

Seria mais ou menos, os primeiros seriados, pois na época não existia TV, ou seja, rolava esses filmes ou seriados de média metragem com temas variados, de desenhos a super-hérois, e um deles fez bastante sucesso na década de 40, nada mais do que FLASH GORDON...

Comprei os dvd e na manhã fiz a sessão, no cardápio a primeira aventura do héroi, Conquistadores do Espaço, dividido em 12 episódios, vi apenas o primeiro volume, ou seja, os seis primeiros episódios...

Vamos aos detalhes...FLASH GORDON (Flash Gordon Conquers the Universe- 1940) Com: Larry "Buster" Crabbe (Flash Gordon), Carol Hughes (Dale Arden), Charles Middleton (Imperador Ming), Frank Shannon (Dr. Zarkov). Direção: Ford Berke e Ray Taylor

Flash Gordon foi um dos pioneiros na Ficção Científica no cinema. Criado durante a Depressão Americana na década de 30, Flash Gordon, junto com Buck Rogers, Superman, Fantasma e Trazan foram ícones de uma sociedade capitalista que começara a engolir o mundo com suas promessas de um mundo melhor e mais igual... papo furado!

Mas política e ideologia econômica à parte, o fato é que esses senhores quase septagenários conquistaram gerações de pessoas no mundo todo. Não tardou muito para o Cinema adaptar as histórias em quadrinhos e tiras de jornais em produções cinematográficas.

Esta foi a primeira vez que o cinema aproveitou um herói dos quadrinhos.

O Universo de Flash Gordon influenciou a maioria das produções americanas de Ficção Científica tornando este filme um Clássico do Gênero.

Aqui, nessa compilação do seriado da década de 40, o destemido Flash Gordon, a bela Dale Arden e o Dr. Zarkov enfrentam o famigerado Imperador Ming em mais uma tentativa de Conquistar o Universo .

Vale a pena reviver essa clássico do cinema...e claro...uma "matinê" inesquecível...

1 comment:

Camila Rodrigues said...

Oi Fe,
Super legal que o seu blog renasceu... senti falta dele!
Beijos
Ca