Tuesday, February 07, 2006



"Glauber em Transe"

É meus amigos, acho que já tenho um novo ídolo...Glauber Rocha...passou um ano, dois, três e sempre bati o pé contra as ideologias do Glauber...foi quando comprei o DVD de Deus e o Diabo na Terra do Sol...o filme é uma verdadeira obra de arte...uma ópera em pleno sertão...foi ai então que parei e pensei...qual será o verdadeiro papel de Glauber no cinema nacional...não me venham falar sobre..."ele foi o criador do cinema novo..." ou então "ele é o cineaste que tinha uma câmera na mão e uma idéia na cabeça"...parem com isso, o que ele é e sempre será o revolucionário de um cinema nacional vendido aos padrões americanizados...com a fuga dos chamados grandes cineastas do cinema nacional, que foram fazer filmes boca do lixo, ou o chamados filmes pornochanchadas....que dava mais lucro claro...Glauber partiu pra um cinema diferente nas questões de roteiro, linguagem cinematográfica e principalmente, como conduzir atores e atrizes...
Nesse final de semana passou um dos filmes que no Brasil não foi exibido, mas pq será...segundo li seria sobre a critica que ele faz sobre o sistema de governo brasileiro, o filme "Cabeças Cortadas" de 1970, feito em Barcelona...
Glauber Rocha fala da história da América Latina, de Perón, dos ibéricos, mouros e cristãos, mostrando a Espanha como uma ruína, como um louco que na hora de morrer reestabelece a monarquia. Fala de Perón, de Franco, Batista, desses ditadores que se exilam na Espanha, mas constrói um sonho, materializando o inconsciente em sons-imagens.
E quando o inconsciente, o sonho, irrompe na realidade ele é como uma máquina estranha àquela realidade. Para Glauber, como disse André Breton, “a metáfora tem a capacidade de esculpir o espaço do real, no caos da razão”. Uma cabeça grega, a cabeça de uma civilização, a greco-romana - cristã, apareceu na lama, cortada. Glauber constrói uma hipérbole.
Em cima das palavras-título Cabezas Cortadas, aparece uma imagem formando figura de linguagem audiovisual. A cabeça é uma cabeça cortada de uma estátua grega. É dentro da cabeça que se cria tudo, a ciência, o raciocínio. Cortar as cabeças. Cortar as amarras da razão, do conhecimento racional, do positivismo, para compreender. Corte no pensamento racionalista. A oposição paixão-razão.
E segundo Glauber..."É um filme contra as ditaduras, é o funeral das ditaduras. Trato de um personagem que seria o encontro apocalíptico de Perón com Franco, nas ruínas da civilização latino-americana. Filmei nas pedras de Cadaqués, onde Buñuel filmou L'Age d'Or. A Espanha é a Bahia da Europa. Cabezas Cortadas desmonta todos os esquemas dramáticos do teatro e do cinema. O cinema do futuro será som, luz, delírio, aquela linha interrompida desde L'Age d'Or."
Agora é ficar esperando o Canal Brasil reprisar esse filme...e claro...gravar...

1 comment:

Camila Rodrigues said...

contras as posições ideológicas?